sábado, 20 de fevereiro de 2010

Para o Gabriéo

Ontem eu vi tv, vomitei e fui dormir.
Tv é algo como torresmo, vc tem que comer sempre para ir acostumando o corpo, se não fica com caganeira por três dias. Estou no segundo dia e tenho sorte de ter o laptop para poder escrever da privada.
Eu me questiono, no auge do meu trono, o que me provocou tal revertério. Os comerciais, a novela, o bbb, o jornal?
4 em cada 5 comerciais eram de carros. Mulheres de calcinha, homens lindos com mulheres gostosas que sorriam por sentarem-se em um confortável banco de passageiro, piadas sem graça, redução dos impostos (ah haha! que engraçado, vamos salvar o pais da crise econômica, fabriquem mais automóveis! essa era a piada mais sem graça de todas), fiat, chevrolet, hyundai, tudo nos pátios hoje de manhã esperando caras futuramente lindos ou famílias futuramente felizes.
Uma propaganda que chamou especialmente a minha atenção foi um comercial da vivo vendendo telefones para garotinhas de 5 anos com pais separados.
- Papai, vc não vai morar mais com a gente?
- Não, mas vou estar sempre perto! *joga um vivo qualquer modelo na mão da menina, abraços, pessoas sorridentes, compreensão, amor, carinho!, menininha andando no shopping e falando com o papai, menininha no ballet e falando com o papai*
Sério, foi incrível. Não têm vergonha de explorar o ponto fraco do mercado consumidor assim, na cara dura. Fiquei imaginando a próxima propaganda da vivo: vc vai pro Haiti, leve um vivo e preveja terremotos e afins.
Fomos para novela, eu ouvi uma sábia frase "As mães estão sempre do lado dos filhos. Dos filhos homens quando brigam com as mulheres e dos genros quando brigas com as filhas." Eu sei que a minha pragmática não é boa, mas eu juro que é uma proposição contraditória a menos que vc tenha muita boa vontade de interpretar a novela. Eu tenho pouca boa vontade. No entanto, concordo com essa última parte que foi comprovada pela minha mãe dizendo que não faria almoço só para mim caso um cara futuramente genro não viesse. Minha sorte é que hoje de manhã vou poder ver o programa da Ana Maria e aprender a fazer alguma comida antes do horário do almoço.
Com a novela das 8 eu me impressionei. É muito complexa! Da outra vez que vi a novela (no Natal), eu pude captar a essência essecialmente boa ou má dos personagens (não sou genial?) e agora está tudo trocado!!!!!!! A má ficou boa porque está paraplégica, a boa ficou má porque não está mais apaixonada pelo marido, o mau ficou bom porque se apaixonou pela paraplégica e o bom está deprimido na cama. Olha... quem pode acompanhar essa enorme quantidade de informações? A globo está se passando. No natal ela era plaraplégica, e hoje!!!!, já faz arranjos de flores e vai à praia com sua cadeirinha de rodas. "Olha só, sou de blogueira a paisagista", disse ontem a cadeiranta fake que antes era apenas uma modelo gostosa, fútil, rica e linda, mas infeliz. (Ela disse sem crase mesmo.) Pobrezinha!
Eu torço para nunca ficar paraplégica... o que acontecerá com as doutorandas gordas e pobres?????? Temo pelo meu futuro.
Ontem eu também temi pelo meu futuro quando vi que se aproximava o bbb. Eu estava certa que de ontem não passaria a descoberta sobre quem é o Dicésar ou o Dourado. Descobri. O primeiro é um gay que faz intriga pelas costas (que vocabulário lindo que eu ando aprendendo) e o segundo é um pit boy que ladra e talvez morda.
Olha... a linguista já saiu do bbb! E eu não pude vê-la, todo mundo disse que ela se parece comigo, mas eu quero deixar algo bem claro, uma orientanda do Borges é o oposto de uma orientanda do Raja. Logo, não somos parecidas, a não ser que uma de nós seja um espelho. Eu, aliás, me pergunto. Será que o Raja, com esse plano dele de linguística crítica e que atinja massas, está feliz com a aparição da orientanda dele no bbb? Será que ele acha que ela foi fofoqueira, intriguenta ou disse tudo na cara? Será que é legal ver sua orientanda de bíquini na tv?
Talvez se vc for orientanda do Raja, porque pensando nas orientandas do Borges, prefiro que fiquemos de roupa.
Bom, mudou-se o canal e fomos para a novela da record. Uma adolescente pedia atenção aos pais. Clique. Plástica dos famosos. Clique, globo repórter mostrando a útima descoberta de 10 universidades brasileiras (seriam elas a uniban, a unip, a uniandrade, a unibrasil, a unisul, a uninorte, a unileste, a uninove, a uniesquina, e a uni do carvena do dragão?) sobre como faz bem beber líquidos no verão.
Fiquei imaginando o quão acurada foi essa pesquisa já que o resultado saiu na globo, um dia antes do fim do horário de verão.
Bom, eu resisti e resisti, e vi o jornal. Ainda uma retrospectiva do Haiti, mais alguém que matou alguém, o governador do DF (DEM) mudando de sala no presídio (antes ele tinha uma sala de 40m², mais ou menos o tamanho do apartamento que morei com mãe, irmã e cachorra durante a minha adolescência, agora ele foi para um de 10m² sem banheiro, ele tem ainda um metro a mais do que eu tive quando morei na França para fazer parte do mestrado) e a notícia da noite: uma escola estadual nos EUA deu laptops para os alunos levarem para casa, era possível acessar a webcam à distância e vigiar os alunos mesmo quando estavam em casa. Claro, isso era apenas um dispositivo de segurança! Isso é tão absurdo que mereceria um post só para isso, mas minha situação de tronada fez a consideração mudar de tom. Eu me sentiria uma ridícula aqui desenvolvendo o porquê essa situação é inconcebível e como os estadounidenses são malucos, o problema verdadeiro foi a enquete que a globo colocou no site "Vc acha que a escola tem o direito de vigiar os alunos em casa?" O que?????? Estão malucos? Eu esperando um "assine vc também um abaixo assinado e envie ao governo americano mostrando sua respulsa contra a invasão de privacidade promovida por esta escola", mas não. Eles chegam a questionar o direito de alguém estar em sua casa e não ser vigiado 24h por dia. Repugnante. Depois, quando lembrei que na globo passa o programa chamado bbb, me aliviei. São pelo menos coerentes.
E eu fico aqui, tenho ainda um dia e meio de trono e já estou pensando se depois dessa regalia alguém vai me por no paredão.

Um comentário:

  1. Uau! Adorei a crítica ao comercial da VIVO!!! O Post está ótimo... desliguemos a TV!! Salvo raros canais e também raros programas, não há nada que preste na TV, nem uma reflexão crítica, inteligente... nada!... Pior é que ela cega... vi essa propaganda e sequer pensei... apenas ouvi... vi...
    Abraços, em março no vemos!!!!

    ResponderExcluir