terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aprendizagem

Ontem foi um dia muitíssimo produtivo.
Embora domingo eu tenha ficado em casa e lido 70(!!!!) páginas de um livro de Gramática Categorial hardcore, foi ontem (segunda) que eu aprendi mais coisas.
Eu finalmente entendi o posicionamento dos chineses aqui. Eu sempre odiei como eles se fecham no seu grupinho e ficam lá... Nem falo francês, nem querem ter amigos de outras nacionalidades, alguns não falam bom dia e existe uma no prédio ao lado que até responde os "bonjour" com sonoros "I hate u". Enfim... Ontem eu estava em um CS meeting (coisa da qual falarei daqui a pouco, porque também foi um aprendizado) e conversei com uma chinesa. Todo mundo falando em francês e a coitada (que já está aqui há 4 meses e só sabe falar 'oi' e 'tchau' em francês) perdida. Então ficamos conversando em inglês (e eu vi que meu inglês piorou muito de 3 semanas para cá... enfim... melhorará) e ela me contou das impressões dela da França e dos franceses. Disse que é todo mundo diferente e que ela não quer ter que ser amiga dessas pessoas para aprender uma língua. Bizarro... Outro dia eu falei exatamente isso para uma amiga que aos domingos conversa em francês com um americano-pé-no-saco... "Eu não quero ter que falar com ele para treinar meu francês!!!" A diferença é que essa chinesa sente essa recusa por todo mundo... que difícil... Que difícil morar num país assim e que difícil morar em um país por 4 meses e não falar a língua porque vc não gosta da cultura local.
Não é a posição que eu mais concorde no mundo... mas agora que eu a entendi... entendo melhor porque eles são assim e quase não detesto mais a chinesa que não responde meu 'bonjour'.

Outra coisa que aprendi... CS Meetings podem não ser insuportáveis. CS = couchsurfing.com (aquele site de mochileiros, blá blá blá...) Em cada grande cidade, há encontros da comunidade CS. Esses encontros deveriam para ser para integrar os estrangeiros que estão na cidade, mas nunca são (nem mesmo aqui... prova disso é que fui eu que falei com a chinesa perdida... e que todos os brasileiros ficaram entre eles porque estava realmente difícil se integrar...). Eu, ao menos, nunca vi um que alcance essa finalidade, e olha que já fui em muitos em diferentes países (olha que mocinha viajada ;) ). Enfim... eu não suporto CS meetings... acho que são date meetings para gente devagar que não sabe catar na balada (olha o palavreado...) e que prefere ficar ali no seu meinho social classe média altíssima. Nunca vi um CS meeting num lugar barato! Nunca vi um que seja num lugar típico (lembrem-se é para os estrangeiros!!!!!!!)! Mas a comunidade local sempre adora coisas caras e estrangeiras... E adora falar o quanto já viajou e como são genorosos e abrigam pessoas em suas casas.... Ai... Isso quando eles não estão muito ocupados dando em cima de pessoas de suas próprias cidades e deixam os estrangeiros lá perdidos... Enfim, essa é a minha imagem de CS meetings e aqui não foi diferente. MAS tinha também pessoas legais (como em QUASE todos os outros...) E agora que eu já sei qual deve ser a minha postura no CS meeting (ficar longe dos locais que estão interessados nas locais... e ir falar mesmo com os estrangeiros que geralmente estão tão perdidos quanto eu! e perder a vergonha.... essa vergonha que não é nada brasileira mas que eu ainda tenho... OK, um resquício pequeno, mas tenho!) acho que consigo aproveitar mesmo uma festa que antes eu odiaria.

Detalhe: eu quero aprender a gostar de ir lá pra treinar meu francês. hehehe Exatamente a postura contrária da chinesa.

Ontem eu ainda aprendi várias outras coisas... foi realmente um dia muito produtivo. Mas de todas as coisas a mais importante foi uma conversa que tive com uma aluna árabe no ateliê de conversação em português. Chineses/koreanos e árabes/indianos estavam sendo um problema, e aos poucos deixam de ser. Mas agora, vou almoçar e ler... Espero ter saco para voltar e postar sobre a árabe que me explicou a comunidade árabe aqui e lá.

2 comentários:

  1. Muitas provas, conclusões e finalmentes, hein?! É ineressante quando a gente aprende que boa parte do que aprendemos esta errado...

    ResponderExcluir
  2. As habilidades linguísticas do bart simpson sao mto superior as da chuinesa, ele aprendeu frances em dois meses :] uheuhe

    Mas credoo oq essa chinesa faz no "inferno" pessoal dela? Quero dizer.. porq ela esta na frança, livy? vc já fuçou a vida dela pra no contar mais? vc n desconfia dela Livy!!!!!????

    ResponderExcluir