domingo, 23 de novembro de 2008

Aniversários

É esperado que eu não passe nenhum aniversário meu aqui na França. Eu cheguei poucos dias depois do meu último e devo defender minha dissertação antes do próximo.
Eu não sei o que eu faria em um aniversário aqui. Em um aniversário meu.
Estando no Brasil, eu já resolvi, há uns anos atrás, passar sozinha. Mas lá foi uma super escolha, uma fuga (quase perfeita se não fosse pela minha mãe ter contado pra uma professora que estava comigo - a Mazé - que aquele dia era meu aniversário e eu ter ganhado um parabéns de vários desconhecidos em um restaurante caro).
Aqui eu não ia escolher fugir porque eu definitivamente não tenho do que. Se fosse uma fuga pro Brasil, eu teria pra onde! O que é imensamente melhor...
Mas no mundo real e financeiro as pessoas não fogem pro Brasil para passar um dia e voltam pra França depois (isso só acontece no meu mundo e no do Ivan! ;-) ).
Enfim... Estou feliz por não passar meu aniversário aqui e quero passar em Curitiba. Com as pessoas que eu amo e com a família que eu fiz lá.
Agora esse post era pra comentar os outros aniversários, não os meus.... Vários outros...
Depois que eu cheguei aqui muitas pessoas fizeram aniversário. Posso enumerar muitíssimas festas que eu gostaria de ter participado (desses librianos malucos e dos escorpianos que estão começando a fazer anos!)... Dois aniversários que eu esqueci e fiquei super chateada (do Churby e da minha prima Nayani)... Aniversários que eu queria estar junto pra festar, outros pra dizer que amo, alguns pra fazer os dois! Mas o que acabou mais me impressionando (ontem, que foi quando eu parei pra pensar nisso... justamente porque era mais um aniversário e nevava...) foi que de alguma forma todos os aniversários eu acabei comemorando.
Algumas pessoas receberam mensagens carinhosas com algumas palavras que eu não poderia dizer se estivesse aí/lá. Por alguns, eu bebi champagne (encomendada!!!), por outros cerveja alemã... Por outras tomei bordeaux pra encher a cara e não lembrar que eu não estava lá.
Engraçado que um dos aniversários que mais festei não teve bolo de cenoura, que há muito tempo era pra ter sido o prato principal da festa. Mas a gente comemora a festa dos outros com o que tem, né?
E se não tem aniversariante? Tem festa do mesmo jeito. Por vezes tem uma festa ainda maior, mesmo que dolorida.
Ontem nevava e o aniversariante de ontem não viu a neve.
E eu vi. E o meu cabelo ficou branco. E fazia frio.
Mas eu comemoro sempre a festa dos outros... E ontem eu comemorei.
Talvez eu comemore a festa dos outros porque a minha mesmo, seria muito mais dif'ícil. Se nevasse, eu não sei se eu ia ver a neve. Se tivesse bolo de cenoura, eu não ia querer me sujar com a cobertura. Se a champagne é pra mim, eu tenho vergonha quando todo mundo grita.
Preciso urgentemente de uma terapia. Ou de um aniversariante. Ou de um bordeaux.

Obviamente o bordeaux é mais fácil, mais barato e não dá dor de cabeça!!!!!!!! (porque eu não consigo escrever um único post mantendo um tom triste e sombrio? desse jeito meu blog nao vai ficar com cara de blog!) Como diria Juvenal (ainda que para a cerveja): In caelum cerevisiae est nullum, Itaque hic bibemus illum!

Um comentário:

  1. Bom eu recebi a mensagem carinhosa (que,não sei se disse, li esses dias atrás novamente, pq é muito lindo). Mas, espero que eu tenha merecido algumas gotas de alcool, de preferência a cerveja alemã.. hehehehhe
    Beijocas e te amo.....

    ResponderExcluir