domingo, 27 de março de 2011

Homenagem: dia do circo

Aos palhaços que andam soltos por aí.



 
Ronald vai à Líbia

segunda-feira, 21 de março de 2011

Belas Artes: enfim!

Fechou o belas artes.

En bref, isto já me cansou. Estudantes de classe média alta defendendo a propriedade privada e uma suposta cultura b.

Tirando meia dúzia de mostras que o belas artes fazia e que, em geral, não eram de graça nem baratas (10 reais para assistir um filme com direitos gratuitos não é barato), passava no belas artes sim a mesma coisa que no shopping. Não passava algum filme de loira peituda, é verdade, mas o mais b do belas artes era Almodóvar, que sim, o cinemark também passa. E muitas vezes mais barato!

Em janeiro, quando me irritei realmente com este fecha não fecha, monitorei através destas agendas virtuais quais os filmes que o cinema passava que não podiam ser encontrados em shopping. Tinha um, o documentário do Senna, no início da tarde, que só não estava no shopping porque já tinha sido lançado há 4 meses em mais de 120 salas diferentes. O que se perde com o fechamento do belas artes é recuperável nos shoppings próximos da Consolação. O que se perdeu com o fechamento de outros cinemas como o Gemini e os curitibanos Ritz e Luz não se acha ainda. Curiosamente, o porte dos protestos, quando houveram, no caso de cinemas de menor status entre a elite cultural foi bem menor.

Ah... Agora que fechou, a saída é o tombamento. Mas tombamento de que? O prédio não tem valor cultural, a programação não tem valor histórico. Tombar uma marca que é propriedade privada porque faz parte da história de São Paulo? Que história? Que São Paulo? Mac Donalds é muito mais histórico que belas artes, fez parte da vida de muito mais gente.

Não estou feliz que o belas artes fechou, muito menos com o fim do cinema de rua, da vitória do cinemark, blá blá blá. Mas a briga deveria ser outra, e se há briga pelo belas artes que assuma-se que não é a cultura vanguardista que se está defendendo.

Ufa! Estava entalado!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Doação?

Digitando no google "doação", a primeira sugestão foi "doação de fotos fake" (quinta sugestão foi "doação de fotos fakes").
Curioso.